Projeto Phoenix - Analise dos Capitulos 4, 5, 6 e 7
Os eventos acontecem logo após Bill ter aceito o cargo de vp de Operações e resolver uma bomba no seu primeiro dia no novo cargo. Os eventos desses capitulos mantém o foco na bagunça organizacional da empresa.
Outras capitulos:
- Capitulos 1 ao 3
- Capitulos 4 ao 7
- Capitulos 8 ao 12
- Capitulos 13 ao 16
- Capitulos 17 ao 21
- Capitulos 22 ao 29
- Capitulos 30 ao 35
- Analise geral do livro
Nem todos estão disponiveis ainda.
Capitulo 4
O capitulo 4, apresenta os desafios de Bill, começando pelos 526 e-mails logo pela manhã, muitos pabenizando pela promoção, tantos outros relacionados aos problemas da folha de pagamento. Mas o e-mail que chama atenção é o e-mail urgente de Sarah, para tratar do atraso do projeto Fenix.
Na reunião, a presença do CEO Steve chama a atenção, pois ele raramente comparece a essas reuniões, o que gera preocupação. Kirsten começa a reunião informando que o projeto Phoenix está em risco e que apenas três das 12 tarefas cruciais foram concluídas. Durante uma reunião, Bill explica que Brent foi totalmente alocado para resolver o problema na folha de pagamento. Sarah critica a falta de foco de Bill e de sua equipe no projeto Phoenix. Ela repreende Bill por não apoiar adequadamente o projeto e insinua incompetência de sua parte. Em resposta, Bill diz que a solicitação da urgencia foi do Steve e devolve o problema para Sarah, perguntando como ela teria priorizado a falha do pagamento.
Sarah contra-ataca sugerindo que a falha só aconteceu por causa da incompetência da equipe de Bill. Além disso ela menciona o alto investimento e atraso do projeto e pressiona Chris, gerente de desenvolvimento, para uma data de lançamento.
Chris propõe uma data para início da produção, ignorando as outras áreas. Wes, chocado, questiona a viabilidade desse prazo, mencionando que eles não possuem nem mesmo as especificações da infraestrutura necessária, o desempenho insatisfatório do código e a ausência de um ambiente de testes adequado, além disso critica a equipe de desenvolvimento, pois usaram todo o tempo disponível do projeto, deixando pouco ou nenhum espaço para testes ou implementações de operações.
Capitulo 5
O inicio do capitulo 5 começa com Bill em sua casa, ao acordar se depara com um e-mail urgente de Steve. O e-mail revela que uma auditoria interna descobriu vários problemas e que uma reunião de emergência foi marcada. Bill deixa de levar os filhos para escola, além de atrapalhar a rotina da esposa com essa decisão. No encontro, Nancy explica que os problemas apontados pela auditoria são repetidos, e se esses problemas não forem resolvidos, podem resultar em uma nota adversa da auditoria externa, o que iria prejudicar a reputação da empresa. A auditoria externa ocorrerá em três semanas e há pouco espaço para manobras.
Vários desses problemas estão relacionados a segurança de TI, incluindo configurações inadequadas, contas de login fantasmas, acessos indevidos nos ambientes produtivos. John, responsável pela segurança, critica a administração anterior por ignorar esses problemas e apoia Bill ao dizer que agora ele irá dar prioridade a suas demandas. Além disso John destaca que sua equipe fez mudanças no sistema para garantir segurança no pii. E foi confrontado por Nancy, que diz que esse item não estava no escopo da auditoria. Imediatamente Bill, fica inconformado, pois essa alteração foi responsável pelo problema da folha de pagamento e havia outros projetos mais importantes que poderiam contribuir para o problema da auditoria.
A reunião termina com um acordo de que a equipe se reunirá para criar um plano para tratar das descobertas da auditoria. No entanto, eles estão preocupados com a capacidade de cumprir suas obrigações, já que estão sobrecarregados com o projeto Fênix. Eles também discutem o problema de gerenciamento de projetos e recursos, observando que a empresa está enfrentando uma sobrecarga de trabalho e que não possuem uma visão clara do número de projetos em andamento. Wes revela que as tentativas de contratar mais talentos como Brent levaram à perda de produtividade, já que Brent teve que gastar tempo treinando os recém-chegados.
Para descobrir em qual projeto os funcionários estão trabalhando, Patty diz que irá entrevistar um a um por 15 minutos e identificar o trabalho deles. O objetivo é apresentar dados concretos para Steve, a fim de solicitar mais recursos.
Capitulo 6
Em uma reunião, ficou claro que os desenvolvedores estavam ainda mais atrasados do que o previsto no projeto Fenix, e quase todos os testes estavam sendo adiados para o próximo lançamento. Patty enviou um e-mail para discutir o levantamento dos projetos, e a reunião revelou que a empresa estava gerenciando muitos projetos ao mesmo tempo, sobrecarregando a equipe. Até então, foram identificados mais de 105 projetos, o que significaria uma média de 1,5 pessoa por projeto, levando em consideração o atual quadro de funcionários.
Um problema com a redundância de drives, que levou a uma interrupção do sistema, foi mencionado durante a reunião. Embora tenha sido considerado um problema não crítico, causou frustração, já que se tratava de uma questão evitável se houvesse uma manutenção preventiva adequada. Wes explicou que eles já haviam solicitado drives de substituição, mas que estavam parados no setor de Aquisições há semanas. A tensão está alta na equipe de TI. Muitos projetos em andamento, concorrendo com o projeto Fenix, que já está atrasado, levou a uma reunião tensa. Após uma análise, Wes sugere a contratação de mais sete pessoas.
No dia seguinte, durante a nossa primeira reunião para a revisão de mudanças, uma coisa fica clara, o processo através do sistema não era prático, muito tão burocrático a ponto dos times desistirem de usar. Na falta de opiniõoes e convergencia de ideias, Bill sugere todos anotarem as mudanças em pedaços de papel. No inicio muitos discordam, acham retrógado, mas aos poucos o time vai aderindo e todos participam da dinamica. A reunião acaba durando bem mais do que o planejado. Mesmo assim, todos os líderes concordam que essas reuniões são valiosas. As mudanças planejadas tornaram-se visíveis para todos e o processo de aprovação se tornou mais transparente.
Wes ainda resmunga sobre ter que usar os cartões, mas até ele admite que o processo está funcionando. Patty parece mais aliviada também. Embora ela ainda não esteja completamente satisfeita com o novo processo, está claro que ele está melhorando as coisas.
Na manhã de sábado, Bill recebe uma atualização de Patty: há 380 mudanças registradas e mais cartões ainda estão chegando. Mesmo sabendo que isso é um sinal positivo de que os colaboradores estão se envolvendo no novo processo, Bill não consegue evitar um aperto no peito.
Na segunda-feira, Patty, já com os olhos cansados, apresenta uma pilha considerável de cartões de mudança. "Nós conseguimos, mas acho que vamos precisar de um processo melhor para gerenciar o volume de mudanças", ela observa. "E também de mais café", acrescenta, com um sorriso cansado.
Durante a reunião, apesar da grande quantidade de mudanças para discutir, a equipe se mantém focada e engajada.
Capitulo 7
Bill, é convocado para uma reunião com Erik Reid, um potencial novo membro do conselho de diretores da empresa. Reid é um importante figurão da tecnologia e está na cidade por apenas um dia. Bill, que estava tendo um dia bastante ocupado, concorda em se encontrar com Erik. Ao chegar na sala de reuniões, Bill vê que há um carrinho de donuts de uma famosa loja e quatro tipos de café. Há um homem de calça jeans e camisa para fora, ele supõoe que seja o entregador. Na verdade era Erik.
Erik conversa com Palmer sobre sua impressão da empresa e do trabalho da equipe de TI, nessa breve conversa Erik erra o nome de todos os executivos, embora demonstre saber de todos os problemas da empresa. Ele percebe que a empresa parece estar em apuros com constantes problemas de disponibilidade de TI, relações tensas com a auditoria, e o projeto Fenix que está a beira da fracasso. Bill, incomodado como Erik descreveu a empresa tenta se defender da bagunça, dizendo que assumiu a função recentemente e a contra-gosto a pedido do Steve. Ele concorda com os problemas citados e fala sobre seus planos para melhorar os processos e trazer mais rigor e disciplina para o trabalho.
Erik, logo idendifica que Bill é um um militar e questiona seu modo de controle e afirma que, embora o rigor e a disciplina sejam importantes, o problema mais significativo é que Bill não parece entender qual é realmente o trabalho dele. Ele sugere que o foco não deve ser apenas em eficiências e processos, mas também em entender a natureza do trabalho que eles estão realizando. Durante o encontro Bill se questiona se não deveria designar Patty ou Wes para atender Erik, visivelmente incomodado por ele estar fazendo tais afirmações, mas reconhece que precisa lidar com a situação pessoalmente, conforme solicitado pelo CEO, Steve.
Ambos se dirigem a fabrica, lá Erik cumprimenta o segurança na porta pelo seu nome além de dar um acalorado aperto de mão e ser carinhosamente recebido. Já dentro da fabrica Erik começa a explicar como era o funcionamento do processo ali dentro há anos atrás, bem como fala sobre a teoria das restriçõoes dizendo que qualquer melhoria feita antes do gargalo só resulta em mais inventário, porque o gargalo não consegue consumir o trabalho mais rápido. O gargalo controla o ritmo do fluxo através do sistema. O gargalo é o ritmo da marcha. Isso é o que as Operações de TI precisam entender para melhorar o desempenho de todo o sistema. A menos que você esteja trabalhando no gargalo, você está simplesmente piorando as coisas. A Teoria das Restrições, a Produção Enxuta e a Gestão da Qualidade Total todas têm isso em comum. Todas elas se concentram no gargalo."
Bill está confuso e intrigado ao mesmo tempo, mas questiona Erik, “Olha, obrigado pela lição de história. Mas aprendi a maioria disso ainda na escola de negócios. Não consigo ver como isso poderia ser relevante à gerência das Operações de ti. A ti não é como dirigir uma fábrica.”. Erik discorda dizendo “Se você acha que as Operações de ti não têm nada a aprender com as Operações da Fábrica, você está errado. Totalmente errado”, e complementa, “Seu trabalho como vp de Operações de ti é garantir o fluxo rápido, previsível e ininterrupto de trabalho planejado, que entrega valor ao negócio enquanto minimiza o impacto e a interrupção de trabalho não planejado, para que você possa fornecer serviços de ti estáveis, previsíveis e seguros.”
Em seguida Erik provoca Bill, “Bem, posso ver que você não está pronto para discutir isso. Até que consiga compreender melhor o que é trabalho, qualquer conversa que tenhamos sobre controlá-lo será totalmente inútil para você. Seria como falar sobre acrobacias com alguém que ainda não acredita em gravidade."
A conversa finaliza com Erik dizendo a Bill que há quatro tipos de trabalho. E assim que Bill descobrir os outros tipos de trabalho é para ligar para o Erik.
Bill fica atordoado e não consegue mais trabalhar pensando no desafio que Erik impôs a ele.
Analise
Nos capítulos 4, 5 e 6, aprofunda-se nos problemas da empresa. Ela é completamente desorganizada, além de apresentar diversos problemas de relacionamento. Cada capitulo aborda um abismo diferente.
O quarto capítulo explora a urgência da entrega do projeto Fênix. No quinto, aprofunda-se no problema da auditoria, cuja resolução envolve a concorrencia de profissionais com o projeto Fênix. No sexto, há um esboço de reação quando eles tentam descobrir em quais projetos seus funcionários estão envolvidos, mostrando que a empresa não só carece de liderança, mas também de organização básica.
No capítulo 5, Bill enfrenta problemas na rotina familiar devido ao trabalho. O tema da família reaparece, mas sem aprofundamento nesta dinâmica. É difícil criar empatia com Bill até este ponto, já que sua visão está centrada na empresa, como um robô. Destacar mais o impacto pessoal dessas questões em Bill poderia aumentar a nossa empatia com ele.
É interessante notar a mudança de comporamento de Wes. Nos três primeiros capítulos, ele é insubordinado e enfrenta Bill sem hesitar. Bill, por sua vez, se mostra inseguro. De repente, a partir do quarto capítulo, Wes se torna um aliado leal de Bill. Será que sofreu um acidente? Ou foi trocado e não fomos avisados?
Patty agora já não é mais retratada como fria, em certo momento até possui lagrimas em seus olhos, quando Bill consegue implementar algum sistema de controle de mudanças, ainda que precário.
Essas mudanças de comportamento são estranhas, embora necessária para avançar nos problemas da empresa. Os autores constroem um cenário caótico, como se fosse uma compilação dos problemas de várias empresas, todos representados aqui na Parts Unlimited.
A sensação dos capitulos 4, 5 e 6 é de sufocamento com a enxurrada de problemas que parecem sem solução. Isso até a entrada de Erik no sétimo capítulo. Ele surge como uma espécie de guru místico, como aqueles que aparecem em nossa timeline, vendendo uma solução personalizada com palavras e comparações inéditas, e métodos únicos que ele mesmo inventou. Mas este Erik, diferentemente de outros gurus da vida real, parece que irá fazer algo surpreendente para a história.
Só mesmo em narrativas de ficção esses gurus funcionam.
Embora os capítulos forneçam uma visão palpável dos problemas - qualquer um que trabalhe com TI certamente reconhecerá alguns deles - isso não significa que todos esses problemas se acumulam em um único lugar no mundo real. Desenvolvedor que faz teste em produção, times de segurança que querem proteger até do ácaros no tapate e times de operações que negligenciam tarefas básicas, como monitorar um servidor. Apesar disso, os autores conseguem criar identificação e habilmente nos guiam através desses problemas.
Tenha em mente
O que estou fazendo é uma analise critica, adicionando novos pontos de vista ao livro, novas dimensões não exploradas. Não significa que não gostei do livro, ao contrário, fazer esse trabalho significa ampliar o debate.
Gostou dos novos sabores adicionado ao livro? Tem algum ponto novo a acrescentar? Gostaria de ouvir sua opinião.