Já consumiu uma API onde nada era intuitivo? Havia POST para obter dados. GET que faz UPDATE no banco. Saiba por que boas APIs seguem o padrão REST. Nesta série de artigos vamos abordar conceitos do REST e boas práticas na construção de API's RESTFul.
Se alguém disser "Mim dá um copo d'água pra mim" vai ser estranho. Certo? A frase está errada. Sonoramente falando é estranho.
O mesmo acontece quando é feito um POST em uma API para buscar um recurso. Não soa bem, é estranho.
Em ambos casos o receptor pode entender a mensagem, mas não estão de acordo com o padrão da linguagem.
Em linhas gerais e ignorando alguns conceitos. O HTTP assim como o português é um protocolo de comunicação. Seguir padrões seus padrões de escrita significa que você se esforça menos para entender.
Em um time, significa menos gasto de energia para resolver um problema. Torna o desenvolvimento ágil e mais eficiente.
Comunicar
O HTTP é um protocolo de comunicação. A definição de comunicação é: "Comunicação consiste na emissão, transmissão e recepção de uma mensagem. Através de métodos convencionais ou não. Por meio da fala ou da escrita, por sinais, signos ou símbolos"
O HTTP foi projetado para ser simples e legível por humanos. As mensagens podem ser lidas e entendidas. Utiliza uma estrutura bem definida, como verbos GET, POST ou substantivos como OPTIONS ou HEAD. A URL indica qual o recurso que deseja obter do servidor. O HEADER e o BODY são informações adicionais para o servidor processar a solicitação.
a communication protocol is a system of rules that allow two or more entities of a communications system to transmit information via any kind of variation of a physical quantity. The protocol defines the rules, syntax, semantics and synchronization of communication.
HTTP
Uma API e o Browser se comunicam através de mensagens HTTP. Existem dois tipos de mensagens HTTP, Requests e Responses, cada uma com seu próprio formato.
Uma request possui o seguinte formato:
Na imagem é possivel observar os seguintes elementos:
- Method - É o método do HTTP. Abaixo há uma tabela com os métodos mais utilizados.
- Path - É o endereço do resource que deseja obter.
- Version of the protocol - Versão do protocolo HTTP. Atualmente o mais comum é o HTTP/1.1. Mas já há a versão 2 do HTTP. Inclusive o GRPC já suporta.
- Headers - Os headers entregam informações adicionais para o server.
- Body - É o conteúdo, geralmente é utilizado em conjunto com os verbos POST, PUT e PATCH.
Métodos mais utilizados:
HTTP Method | Descrição |
---|---|
OPTIONS | Busca os metodos http válidos e outras opções |
GET | Busca um resource |
HEAD | Busca apenas o header de um resource |
PUT | Atualiza um resource |
POST | Cria um resource |
DELETE | Remove um resource |
PATCH | Atualiza parcialmente um resource |
O HTTP é connectionless, isso significa que para toda chamada haverá um RESPONSE. Mesmo que o client que chamou não esteja mais esperando a resposta. Por exemplo, quando o usuário fecha o browser. A response, possui o seguinte aspecto:
No response é possivel observar:
- A versão do protocolo HTTP.
- Status Code - Código de status. O código de status é separado por categorias.
- 2xx - Status de sucesso
- 3xx - Categoria de redirecionamento
- 4xx - Erro no Cliente
- 5xx - Erro no server
- Status Message - A frente do Status Code virá uma breve descrição do que significa o Status Code.
- Headers - Haverá informações para o Client, por exemplo o formato da resposta, se o conteúdo pode ser cacheado.
- Body - Opcionalmente, dependendo do tipo de request, haverá no body o conteúdo da resposta.
O que é REST
REST é um estilo de arquitetura. Ele fornece padrões para a comunicação entre sistemas. REST não é um padrão exclusivo para HTTP. Embora as bases do REST e do HTTP sejam as mesmas.
Na arquitetura REST, os clientes enviam solicitações para recuperar ou modificar recursos e os servidores enviam respostas para essas solicitações.
Esse termo foi cunhado por Roy Fielding em sua tese de doutorado. No capitulo cinco em Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures.
REST é o acrônimo de REpresentational State Transfer. Esse padrão é descrito em seis restrições.
- Uniform Interface
- Stateless
- Cacheable
- Client-server
- Code on Demand (Opcional)
Não há uma definição formal para o que é RESTful. O que atualmente é mais aceito como explicação é: RESTFul é o termo utilizado para descrever API's HTTP que adotam o padrão REST.
Por que utilizar RESTFul?
APIs HTTP são os meios padrão de comunicação entre os sistemas. A internet é HTTP. Arquiteturas atuais como Microsserviços utilizam esse padrão em larga escala. Portanto respeitar o padrão do protocolo, permite que ele cumpra seu objetivo: Ser simples.
O Uncle Bob no seu livro Clean Code diz que a proporção entre ler código e fazer código é de 10 para 1.
Indeed, the ratio of time spent reading vs. writing is well over 10:1.
Martin, Robert C.. Clean Code (Robert C. Martin Series) . Pearson Education.
Já pensou se cada carro de cada montadora tivesse padrões diferente para dirigir? No carro da FIAT o acelerador ficasse no pé esquerdo? E da Ford fosse no meio. O volante do Peugeot fosse invertido, girar o volante pra direita fizesse com que o carro fosse para a esquerda.
A cada troca de carro seria um aprendizado completamente novo. Exigindo extremo esforço para aprender o novo padrão.
Aprender é um processo que gasta muita energia. Há estudos que explicam por que repetição é essencial para a vida humana. A humanidade não sobreviveria se tivesse que reaprender tudo todos os dias. Como escovar os dentes, andar e falar.
Ou seja, seguir um padrão significa diminuir o gasto de energia no processo de aprendizado. Padronizar significa menos energia.
Princípios do REST
Client-Server - Separar as responsabilidade do frontend do backend. Esse é um conceito bem comum. Separar o front do back há ganhos significativos em testes, escalabilidade com reflexos até na organização dos times dentro da empresa.
Stateless - O servidor não mantém estado. Cada solicitação do client deve conter informações necessárias para o server entender a solicitação. O estado da sessão é mantido inteiramente no client.
Cacheable - A resposta de uma solicitação deve implicitamente ou explicitamente informar se o dado pode ser mantido em cache ou não.
O cache deve ser mantido e gerenciado pelo Client.
Uniform interface - Este principio é definido por quatro restrições:
- Identificar os recursos (URI)
- Manipular recursos através de representações (Verbos HTTP).
- Mensagens auto-descritivas, cada requisição deve conter informações suficientes para o server processar a informação.
- HATEOAS - Hypermedia As The Engine Of Application State. Esta restrição diz que a response deve conter links de conteúdos relacionados ao resource. Por exemplo:
GET http://api.jpproject.net/users/1
Response:
{
"userName": "bruno",
"email": "bhdebrito@gmail.com",
"phoneNumber": "11989500000",
"name": "bruno",
"links": [
{
"href": "10/claims",
"rel": "claims",
"type" : "GET"
}
]
}
Neste exemplo repare que o response contém links para o resource claims. Dessa forma o controle de fluxo da aplicação é controlado através do server e não escrito na pedra pelo Frontend. Veja esse próximo exemplo de HATEOAS, onde é possivel saber as opções de Status de um resource.
{
"userName": "bruno",
“status”:”Active”,
…
“links”: [
{“rel”:“block”, “href”:”/users/10/block”},
{“rel”:“confirm-email”, “href”:”/users/10/confirm-email””}
]
}
Layered system - O sistema deve ter uma arquitetura em camadas. A camada acima não pode ver além da camada imediatamente abaixo dela.
Code on demand (opcional) - o REST permite que a funcionalidades do client seja estendida baixando e executando applets ou scripts.
Resources
O REST é Resource Based. Esse termo irei tratar com o nome em inglês pois é um item chave dentro do conceito.
Um Resource é a chave da abstração no REST. Um resource é qualquer coisa importante o suficiente para ser referenciado com um nome. O REST usa um URI (Uniform Resource Identifier) para identificar o resource. Resource é qualquer coisa que possa ter uma URI.
The key abstraction of information in REST is a resource. Any information that can be named can be a resource: a document or image, a temporal service (e.g. "today's weather in Los Angeles"), a collection of other resources, a non-virtual object (e.g. a person), and so on. In other words, any concept that might be the target of an author's hypertext reference must fit within the definition of a resource. A resource is a conceptual mapping to a set of entities, not the entity that corresponds to the mapping at any particular point in time.
Roy Fielding, CHAPTER 5 - Representational State Transfer (REST)
REST não limita a escolha da nomenclatura, qualquer coisa que seja indentificável e tenha uma URI está previsto pelo padrão. Escrevi um artigo dizendo que REST não é CRUD. Abordando em mais detalhes esse tópico.
Conclusão
Espero que você tenha entendido sobre REST e RESTFul. Minha consideração mais importante aqui é sobre Resources. Entender Resources é a chave para a criação de API's melhores.
Nos próximos posts, iremos abordar práticas de como construir API's REST.
Referências
- Architectural Styles and the Design of Network-based Software Architectures
- RESTFful Web Services
- REST API Tutorial
- Martin, Robert C.. Clean Code (Robert C. Martin Series)
- Overview of HTTP - Mozilla
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