Microsoft confirma compra do GitHub
O GitHub foi comprado hoje, 04/06, pela Microsoft por $7,5bi e isso vai impactar a comunidade!
Sexta saiu uma notícia do Businness Insider e fiz uma análise do balanço e mostrei que a Microsoft já vinha mexendo os pauzinhos financeiros e que não era só boatos. Veja aqui a analise
Nós desenvolvedores temos a mania de discutir amores e perdemos o foco no que realmente importa para as empresas: Maximizar o lucro dos acionistas.
Essa aquisição faz sentido para a Microsoft? Será que está alinhado com a estratégia deles ou é foi uma forma de diversificar os negócios, como foi com o LinkedIn? Como isso agrega? E o mais importante, o que isso muda para nós, desenvolvedores?
GitHub - Uma mensagem
A compra do GitHub é uma mensagem para a comunidade open source, assim como quando foi anunciado que a Framework estaria disponível no Git. A aquisição está alinhado com a estratégia da empresa, o Azure.
Git + Framework = Azure.
Compra estratégica
Desde a entrada de Satya na presidência da Microsoft, em 2014, há uma novo posicionamento com relação ao Open Source e não é à toa.
A MS vem investindo pesado no Azure e fomentando sua utilização. Atulamente o Azure é o principal produto. É o caminho que a MS traçou e estão caminhando. As receitas de Azure subiram expressivos 93%. O framework .net é seu produto complementar, um está ligado ao outro.
Um desenvolvedor que utiliza o .Net, cedo ou tarde, por causa da comunidade, se depara com o Azure.
Para exemplificar esta estratégio pode ser citado o mundo dos games. Jogos como League of Legends ou Fortnite não é necessário pagar para jogar, mas a empresa fatura alto com o game. Estimulando a compra de skins. Seria o equivalente a não pagar nada para desenvolver com o .Net e faturar alto com o Azure.
E agora, o que vai mudar
Com 27 milhões de desenvolvedores, 80 milhões de repositórios em todo o mundo e 1,8 bilhões de empresas e organizações em sua plataforma, o GitHub é uma mina de ouro de talento e código. Um desenvolvedor de software, pode ser que não se importe em atualizar o perfil do Linkedin, mas o GitHub sim. A aquisição do GitHub ajudará a Microsoft a aproveitar os talentos de desenvolvimento e a se firmar ainda mais nesse ecossistema.
O VSTS, a solução devops da Microsoft, fornece o pipeline de CI/CD. Começando com um repositório Git. A Microsoft pode estar mirando um sólido ecossistema, já que o atual CI/CD está defasado se comparado a outros como Jenkins e AppVeyor.
As outras comunidades que estão no Git vão ter um contato mais próximo com a MS e saber que a política deles mudou, agora olham, escutam o agem em pró do Open Source. A Ms vem estreitando os laços de contato, tornando-se mais "intimo" com essa comunidade.
AWS tem um Market Share maior que a Microsoft na questão de Cloud, com o GitHub a concorrência no mercado entre esses dois players se tornará mais acirrada. A aquisição pode fazer com que mais clientes corporativos mudem para o Azure e também ajudem a Microsoft a ganhar alguma participação nas startups e no mercado de cloud de pequenas e médias empresas.
Com o GitHub, a Microsoft deu mais um passo para reforçar sua presença na comunidade de desenvolvedores. Esta nova Microsoft, do Satya, é bastante diferente do que a de outras épocas!
Vamos aguardar as peças para o próximo capitulo!
E ae? Gostou? Deixe seu comentário, vamos bater um papo sobre!