A Microsoft anunciou o .NET 5. E o Web Forms não terá mais continuidade. O ASP.NET Core MVC é o sucessor natural do tradicional framework Web Forms.
Hey Web Forms, não é pessoal
O Web Forms morreu? Depende do ponto de vista. Se olhar para o futuro não há mais espaço para ele. Então nesse contexto, sim. Morreu.
No entanto se olhar para o cenário como um todo, ele está muito vivo. Existe uma imensidade de aplicações em produção que ainda são mantidas e evoluidas pelas equipes. Diversos desenvolvedores ainda estão trabalhando nelas.
O desenvolvimento web evoluiu. As frameworks precisam ser ágeis. Precisam suportar a evolução da aplicação. Organizada. Baixo acoplamento.
Outra época, outro objetivo
O Web Forms é altamente acoplado com o Backend. Com o Windows. Com o IIS.
Sua missão era atrair os desenvolvedores do Visual Basic 6 para a Web. Com a possibilidade de desenvolver uma UI do tipo "arrasta e solta". Muito similar ao VB6.
A página Web é inteira encapsulada dentro de um elemento <form>. Seu desempenho é fraco. Geralmente consome muito recurso do hardware em que está hospedado. Os novos desenvolvedores não conhecem Web Forms. Em breve será dificil encontrar quem consiga manter o legado.
Como seguir em frente?
Durante anos a única alternativa para o Web Forms no ASP.NET era o ASP.NET MVC (Model-View-Controller). Talvez um dos maiores obstáculos para os que não conhecem outro modelo de desenvolvimento Web. Seja a própria arquitetura MVC.
O desenvolvimento baseado em Controllers é fácil de entender. Cada página tem seu próprio Controller. Que pode ser comparado ao "code-behind".
A dificuldade está no processo de desenvolvimento. Não há mais um mapeamento um-para-um entre URLs e arquivos no disco.
Se quiser fazer alguma coisa, tem que adicionar arquivos em vários lugares diferentes. Precisa entender a interação entre as várias partes da arquitetura. Comparado aos modelos de desenvolvimento do Web Forms, o MVC acrescenta muita cerimônia ao construir um site.
No entanto nem de longe essa cerimônia é uma critica. Há um propósito para isso. Organização. Baixo acoplamento. É possivel criar componentes, reutilizar em diversos locais.
MVC mais vivo e atual do que nunca
O ASP.NET Core MVC está mais vivo que nunca. Assim que o ASP.NET Core foi anunciado. O MVC estava lá, presente na reunião. O futuro também está garantido.
Nas novas versão do .NET Core, ele está presesente. .NET Core 3 e .NET 5.
Blazor
Blazor. O Blazor é uma alternativa que a Microsoft recomenda. No entanto leve em consideração que saiu do preview recentemente. Utiliza WebAssembly. Considero ainda uma jornada arriscada. A comunidade ainda está crescendo. Poucos projetos e quase ninguém utiliza em produção. Só o futuro vai dizer se esse é o melhor caminho.
Outras alternativas
E claro, não há como deixar de mencionar as tradicionais frameworks SPA's. Angular, VUE e React. São otimas opções, sem nenhuma duvida. Mas se você está saindo do Web Forms, em pleno 2019. O MVC é, sem dúvidas, sua melhor opção. Tanto para aprimorar seu conhecimentos, como um caminho seguro que não buga seu cérebro para entender.
Conclusão
O ASP.NET Core MVC é o sucessor natural do Web Forms. Ele é a continuação da longa jornada desenvolvimento web com a geração de HTML do lado do servidor.
Espero que esse artigo te ajude na sua tomada de decisão. Na tua jornada!
Deixe seu comentário, vamos bater um papo sobre isso!
Comments